terça-feira, 1 de setembro de 2015

Optimização do Redmi 2

Recentemente a empresa Xiaomi aportou no Brasil e trouxe consigo um novo celular para o mercado, o Redmi 2.
Eu já estava querendo comprar um celular 4g, e estava em duvida, se comprava um moto G ou investia nesse novo de linha. Então a Motorola apresentou o moto G 3ª geração que custa em torno de R$ 900,00 com 2gb de memória RAM e a Xiaomi já tinha apresentado o seu Redmi 2, com praticamente as mesmas especificações, com a exceção da memória RAM, tento o modelo da Xiaomi apenas um 1 GB, entretanto duas coisas me fizeram escolher o Redmi 2, a diferença de R$ 400 reais e as atualizações constantes na MUIU.
Entretanto logo nas primeiras semanas de uso eu percebi lentidão no aparelho quando usava Facebook, Whatsapp, Navegador do Chrome...
Então fui a internet e comecei a pesquisar como otimizar o aparelho e descobri algumas coisas que deixaram a performance muito melhor e vou compartilhar com vocês.
1 – Utilizar Facebook Lite:
Desinstalei tanto o app do Facebook, quanto o app do Messenger. Além de eles comerem muita memoria, tanto em espaço quanto memoria RAM. No lugar deles eu instalei o app Facebook Lite existente para Android, consigo ver o feed de noticias, usar o chat dentro do próprio aplicativo e é muito leve e consome pouquíssimo do meu pacote de dados. A parte ruim é que o app não toca vídeos, mas como sou um usuário de PC, isto não é problema para mim.
2 – Usar o UC Browser:
A navegação no Browser do Google Chrome é muito pesada no Redmi 2, inicialmente eu fiquei usando o navegador padrão da UI, que é bem mais rápido que o Chrome, mas não gostei muito dele. Então encontrei na internet vários posts falando bem do UC Browser, decidi instalar e ele já é o browser default de minhas aplicações.
3 – Manter poucos apps iniciando automaticamente:
Esta dica também li na internet. Quando fui conferir no meu celular, tinha uns 10 apps configurados para iniciar automaticamente, dedici diminuir para 3 e minha experiência tem sido muito boa. Para gerenciar os apps que iniciam automaticamente vá em:
Segurança >> Permissões >> Início automático
Dai será apresentada a lista de apps instalados no sistema e você pode ligar ou desligar o inicio automático.  Eu deixei ativos os seguintes apps: Gmail, Lite, WhatsApp .
4 – Limpar na tela de bloqueio:
Outro dia estava conversando com um colega de trabalho como era ruim ter que estar constantemente ter que limpar os apps abertos. Até disse pra ele, porque os desenvolvedores não fazem alguma coisa para configurar a limpeza de apps quando o celular entra em tela de bloqueio.
Então que mexendo na UI no programa da Segurança que descubro que existe essa opção. É só clicar na engrenagem do app segurança, como mostrado na foto abaixo que aparecerá uma lista de opções.



Na Listagem entre na opção Limpar na tela de bloqueio, e escolha após quanto de inatividade ele irá fechar e limpar os apps. Eu escolhi 5 minutos, porque 1 minuto eu acho pouco, pois pode fechar sem querer e 10 minutos pode ser tempo de mais pra mim.
Para quem gosta de escutar o app Spotify, pode bloquear a limpesa automática, acessando o botao esquerdo do celular e puxando o app para baixo, ele ficará da seguinte maneira:

Para desbloquear o app é só puxar para baixo novamente, que ele poderá ser limpo da memória.


CONCLUSÃO:
Estou muito satisfeito com o meu Redmi 2, acredito que o pessoal da MIUI pode e irá melhorar ainda mais a UI, que já é muito boa. Minha experiência tem sido muito boa, inclusive a alta qualidade da câmera muito tem a ver com o software que ela utiliza.

Com certeza eu iriei comprar também o próximo aporte da empresa no Brasil, que espero que venha com maior numero de memoria RAM, que na minha opinião, poderia ser 2GB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário