segunda-feira, 16 de junho de 2014

POMODORO TECHNIQUE

POMODORO TECHNIQUE


Nas aulas do pós de metodologias ágeis que eu ouvi falar desta técnica, fiquei um pouco curioso, pesquisei e resolvi por em prática. Venho então a dividir minhas opiniões a respeito desta técnica.
A Técnica Pomodoro consiste basicamente em dividir seu tempo de trabalho em períodos de 25 minutos e após esse período fazer pausas curtas. Esta técnica tem por finalidade aumentar a concentração e diminuir eventual cansaço.
Existem vários sites que explicam como essa técnica funciona, mas basicamente seus princípios são os seguintes:
1.   Escolher a tarefa a ser executada
2.   Ajustar o pomodoro (alarme) para 25 minutos
3.   Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; registrar com um "x"
4.   Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
5.   A cada quatro "pomodoros" fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)

O grande segredo é não deixar ser interrompido de sua tarefa durante o seu pomodoro, nem por você ou por outras pessoas. Ficar focado os 25 minutos na tarefa, e só após esse período que você irá se desligar da tarefa e atender as outras necessidades.
Na web vocês encontraram vários gadgets para controlar o tempo, tanto de 25 minutos quanto dos intervalos.
Eu utilizei a técnica e realmente funcionou para mim. Fiquei bem focado em um projeto que tinha prazo de entrega e estava receoso que não iria conseguir. Entretanto, o gadget que conta tempo, não funcionou pra mim. Funcionei melhor com um relógio de parede, sendo que eu sabia mais ou menos meus 25 minutos de trabalho e que deveria trabalhar sem ser interrompido.

Essa técnica funciona para qualquer tipo de trabalho ou tarefa a ser executa, apesar de render bons resultados no desenvolvimento de sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário