quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bad Smell


- 4 características que eu considero essenciais, presentes em um código ruim:

Código duplicado: Esse smell geralmente acontece quando temos uma classe god, e acabamos escrevendo duas ou mais vezes a mesma lógica, que poderia ser escrita uma vez só, caso aplicássemos as regras de orientação a objetos e polimorfismo.  Nesse caso é gerado código muito grande e desnecessário.

Lista de parâmetros longa: Essa regra é muito utilizada quando começamos a programar, mas pode causar um transtorno quando não vamos utilizar todos os parâmetros, bem como dificulta o entendimento do código. A ideia de passar um objeto ao invés de parâmetros.

Classes alternativas com diferentes interfaces: Esse smell é gerado quando temos duas ou mais classes que fazem (ou fazem quase) a mesma coisa, porém com nomes diferentes.

Classe de dados: São classes que só contem atributos (getters e setters), que geralmente são acessadas e manipuladas por outras classes. Geralmente são nada mais que depósitos de dados

- 4 características que eu considero essenciais, presentes em um código bom:

Nomes significativos: Usar nomes nos atributos e métodos que transcrevam o modelo de design ajuda na manutenção e no entendimento do código por outros desenvolvedores.

Indentação de código: Deixar o código bem organizado e ter um padrão a ser seguido pelo time é essencial para o bom entendimento da estrutura lógica do código.

Uso de Exceções: Além de deixar o código mais legível, previne o código contra falhas nos tratamentos de arquivos, entradas de dados inválidas, erros de consultas à base de dados, entre outras.

Test Driven Development:  Ajuda a focar no resultado final, e nos garante uma refatoração mais segura das classes, garantindo que ao alterar um método, todos os requisitos do software serão atendidos, sem a necessidade de testar os mesmos a cada mudança, deixando essa parte automatizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário