quarta-feira, 10 de junho de 2015

Testes automatizados com a SELENIUM IDE

Como estou desenvolvendo uma nova aplicação php, utilizando a Adianti Framework, resolvi também começar a criar testes automatizados com a Selenium IDE.

Selenium é uma ferramenta para testes funcionais de aplicações web desenvolvida pelo pessoal da ThoughtWorks, tem tudo a ver com agilidade e garantia de qualidade da aplicação a ser desenvolvida, e ainda ajuda um monte o desenvolvedor na hora de fazer mudanças no código.

Esta ferramenta é um plugin do Firefox (mas pode ser instalada no Google Chrome) que para instalar ela é só acessar o link abaixo:

Após a instalação, o Firefox irá reiniciar e a extensão já estará ativa. Ela deverá ser localizada próximo a barra de endereços do navegador, caso não há encontre procure na opção Ferramentas (Tools).

Abrirá uma janela que inicialmente terá um só teste, mas pode ser adicionado mais testes e posteriormente salvo uma suíte de testes (conjunto de testes).
Uma boa pratica é pra cada nova funcionalidade gravar um teste novo na suíte de testes.

Tenho inicialmente duas dicas para quem está começando a usar a ferramenta, sempre mande rodar os testes na velocidade baixa, caso de algum problema de lentidão, a ferramenta pode retornar erro por ainda não ter carregado a pagina.


Outra dica é que alguns campos, como select ou calendar, dependendo da framework utilizada, o Selenium não vai conseguir selecionar o valor, o que pode ser contornado mandando a ferramenta inserir um valor já determinado usando o comando ‘type’, como podem ver nas imagens abaixo.



  




Nenhum comentário:

Postar um comentário