- 4 características que eu considero essenciais,
presentes em um código ruim:
Código duplicado: Esse smell geralmente acontece quando temos uma classe god, e acabamos escrevendo duas ou mais vezes a mesma lógica, que poderia ser escrita uma vez só, caso aplicássemos as regras de orientação a objetos e polimorfismo. Nesse caso é gerado código muito grande e desnecessário.
Lista de parâmetros longa: Essa regra é muito utilizada quando começamos a programar, mas pode causar um transtorno quando não vamos utilizar todos os parâmetros, bem como dificulta o entendimento do código. A ideia de passar um objeto ao invés de parâmetros.
Classes alternativas com diferentes interfaces: Esse smell é gerado quando temos duas ou mais classes que fazem (ou fazem quase) a mesma coisa, porém com nomes diferentes.
Classe de dados: São classes que só contem atributos (getters e setters), que geralmente são acessadas e manipuladas por outras classes. Geralmente são nada mais que depósitos de dados
- 4 características que eu considero essenciais,
presentes em um código bom:
Nomes significativos: Usar nomes nos atributos e métodos que transcrevam o modelo de design ajuda na manutenção e no entendimento do código por outros desenvolvedores.
Indentação de código: Deixar o código bem organizado e ter um padrão a ser seguido pelo time é essencial para o bom entendimento da estrutura lógica do código.
Uso de Exceções: Além de deixar o código mais legível, previne o código contra falhas nos tratamentos de arquivos, entradas de dados inválidas, erros de consultas à base de dados, entre outras.
Test Driven Development: Ajuda a focar no resultado final, e nos garante uma refatoração mais segura das classes, garantindo que ao alterar um método, todos os requisitos do software serão atendidos, sem a necessidade de testar os mesmos a cada mudança, deixando essa parte automatizada.
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