Porto Alegre, 28 de
maio de 2014
UNIRITTER – Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Sistemas de
Informação com Métodos Ágeis
PROF. DANIEL WILDT (Metodologias Ágeis)
ALUNOS: Gustavo R. Emmel, Marcus M. da
Silva
Como é a cultura do local onde
trabalho? Como alterar a cultura utilizando o método 5W2H
Atualmente estamos iniciando na
cultura de metodologia ágil, e começamos a utilizar o quadro de kanban para
mapear os desenvolvimentos que estão sendo realizados. A figura abaixo
demonstra o quadro atualmente utilizado.
1.
WHAT – O que será feito
Mudança do quadro para identificar prioridades e limites.
2.
WHY – Por que será feito
O quadro que utilizamos não limita e não
define prioridades de tarefas a serem desenvolvidas, deixando a equipe um tanto
atrapalhada e, conseqüentemente, atraso na entrega das tarefas.
3.
WHERE – Onde será feito
No próprio quadro de kanban da empresa,
no mesmo local onde o mesmo se encontra atualmente, pois ele se encontra em um
local que possibilita acesso visual a todos os colaboradores da empresa.
4.
WHEN – Quando será feito
Será atualizado o quadro com as
adequações necessárias para as novas tarefas e remanejando as atuais, na
próxima reunião semanal da empresa, tendo como prazo não mais de uma semana.
5.
WHO – Por quem será feito
Os responsáveis por mudar o quadro serão
os autores desta idéia, bem como ficaremos responsáveis por disseminar o
conhecimento.
6.
HOW – Como será feito
Vamos criar três tipos distintos de raias.
As vermelhas (prioritária), as amarelas (importantes) e as verdes (casuais).
A definição dos tipos de tarefas será
conforme o seguinte:
6.1
VERMELHA (Extrema URGENCIA):
Serão classificadas nesta raia as tarefas que deverão ser
feitas em um pequeno limite de tempo (‘apaga incendio’), que deverão estar
solucionadas em no máximo uma semana (desde a sua origem).
Ex. mudança de alguma regra de envio para desconto bancário
(integração cliente / banco).
6.2
AMARELA (IMPORTANTE):
Aqui são as tarefas, principalmente, de origem externa,
onde são determinados orçamentos e prazos, entretanto quaisquer ferramentas que
venham a melhorar a metodologia de trabalho interna poderão se encaixar nesta
raia.
Ex. Em nossa empresa é algum recurso exclusivo (nova
funcionalidade do sistema) específico para determinado cliente.
6.3
VERDE (CASUAL):
São desenvolvimentos ou alterações no sistema que venham
a beneficiar a todos, tanto internos quanto externos. São definidas em reuniões
internas, de acordo com a experiência dos colaboradores. Tanto do suporte com
clientes, quanto TI com cliente interno (sistema) e comercial com mercado
atuante.
Sugerimos a definição de seguinte
quantidade de raias:
10 raias ao todo, sendo:
1 raia vermelha;
4 raias amarelas;
5 raias verdes.
A ideia é que o departamento de
tecnologia trabalhe na raia amarela (geralmente são demandas de origem de
clientes externos), sendo o numero de raias igual ao numero de desenvolvedores.
Quando surgir demanda nas outras raias, haverá deslocamento de pessoas conforme
decisão do coordenador TI.
Adaptar os PostIts da primeira coluna
(nome da tarefa) com o nome do solicitante da mesma, que pode ser uma cliente
interno ou externo.
7.
HOW MUCH – Quanto custará fazer
O custo será somente do novo material
utilizado (fitas adesivas) e tempo dos colaboradores na formatação e na
disseminação do processo.
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