sexta-feira, 6 de junho de 2014

14 PRINCÍPIOS DA TOYOTA

Porto Alegre, 04 de junho de 2014
UNIRITTER – Pós-Gradua​cão em Tecnologia​s Aplicadas a Sistemas de Informação com Métodos Ágeis
PROF. DANIEL WILDT (Metodologias Ágeis)
ALUNOS: Gustavo R. Emmel, Marcus M. da Silva

Abaixo estão relacionados os 14 princípios da Toyota, dentre estes escolhemos três que julgamos que atenderá de forma mais imediata às necessidades mais latentes do nosso dia a dia.



Princípios da Toyota:
1.       Tome decisões pensando sempre no longo-prazo, mesmo que no início os custos sejam maiores;
2.       Crie fluxo contínuo p/ todos os processos, pois assim aparecerão os reais desperdícios a serem continuamente eliminados;
3.       Utilize sistemas de produção puxados pela demanda, como o Kanban, para evitar a superprodução;
Mudando a cultura das pessoas envolvidas no processo para utilizar o kanban como uma ferramenta de gestão
1.
WHAT – O que será feito.

Disseminação da importância da utilização do quadro kaban entre os colaboradores.
2.
WHY – Por que será feito

Aumentar a qualidade dos resultados de cada processo, em um menor tempo possível, tornando o trabalho das pessoas em equipe. Responsabilizando a equipe (Ônus/bônus do grupo nunca individual).
Identificação dos gargalos do processo para solução dos mesmos.
3.
WHERE – Onde será feito

Em cada área da empresa (TI, Comercial, Suporte, Administração).
4.
WHEN – Quando será feito

O processo na realidade já começou, no momento que definimos o quadro kanban para desenvolvimento das rotinas (TI), (Maio/2014).
5.
WHO – Por quem será feito

No início a responsabilidade da divulgação/convencimento dos colaboradores será do Marcus / Gustavo. Porém o objetivo é que à medida que forem aderindo à ideia, os próprios colaboradores terão esta responsabilidade.
6.
HOW – Como será feito

a)      Mostrando / treinando aos colaboradores a utilização do kanban;
b)      Pequenas reuniões de acompanhamento para esclarecimentos do processo.
7.
HOW MUCH – Quanto custará fazer

Basicamente o custo será o tempo de treinamento dos colaboradores envolvidos no processo.
4.       Nivele os volumes de produção produzindo sempre próximo a uma quantidade média, para que se evitem assim os desperdícios e a sobrecarga de trabalho quando as demandas oscilaram;
5.       Construa uma cultura de parar e resolver a raiz do problema no exato momento da sua ocorrência, para que se tenha qualidade desde o início de cada etapa/operação do processo produtivo;
Trazer o testador para o processo de definição das funcionalidades do projeto, juntando analista, desenvolvedor e testador.
1.
WHAT – O que será feito.

No momento de definição das funcionalidades do projeto, juntar o testador para a mesma.
2.
WHY – Por que será feito

Diminuir o tempo gasto com teste e eventuais duvida que o testador possa vir a ter, bem como entregar o software de acordo com as especificações definidas pelo solicitante.
3.
WHERE – Onde será feito

No departamento de TI.
4.
WHEN – Quando será feito

A partir de Junho de 2014, conforme do novo contrato de desenvolvimento de sistema de gestão.
5.
WHO – Por quem será feito

Pela equipe envolvida, TI e Suporte.
6.
HOW – Como será feito

O testador (suporte) participará desde o principio da analise e definição do sistema, esclarecendo eventuais dúvidas e dando novas sugestões.
7.
HOW MUCH – Quanto custará fazer

O custo será o tempo gasto do participante do teste.
6.       Padronize processos e tarefas, aumentando a segurança e autonomia dos colaboradores durante o dia-a-dia, constituindo assim a base para a sua melhoria contínua;
7.       Pratique os 5Ss e utilize controles visuais para que “Tudo” seja facilmente visualizado e compreendido por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de se fazer perguntas;
8.       Use somente tecnologias confiáveis e certamente eficazes em seus processos; A tecnologia dever ser puxada pela produção, e não empurrada pra ela;
Na área de TI estamos definindo ferramentas para administração do desenvolvimento projetos, controle de versão, testes confiáveis a serem utilizadas pelos desenvolvedores com propósito de qualificar os códigos, testes, agilizando o desenvolvimento, com qualidade.
1.
WHAT – O que será feito.

Utilização de ferramentas padronizadas para todos os desenvolvedores (IDE, Framework e Controle de Versão).
2.
WHY – Por que será feito

Diminuir o tempo de desenvolvimento dos projetos, de forma segura e com qualidade.
Padronização dos códigos de forma que torne sua manutenção mais eficaz.
Código fonte mais limpo e claro.
3.
WHERE – Onde será feito

No Departamento de TI.
4.
WHEN – Quando será feito

Este processo será iniciado a partir do mês de junho, utilizando o desenvolvimento do sistema (Gestão) conforme último contrato assinado pela empresa.
5.
WHO – Por quem será feito

O processo será encabeçado pelo responsável da TI, junto com a sua equipe de desenvolvimento.
6.
HOW – Como será feito

a)      Escolhendo ferramentas padrão;
b)      Preparando novo ambiente de desenvolvimento;
c)       Treinando os colaboradores envolvidos.
7.
HOW MUCH – Quanto custará fazer

Será o tempo de treinamento dos colaboradores envolvidos no processo, bem como a compra de um novo servidor, e das licenças e das ferramentas utilizadas (caso haja necessidade).
9.       Faça com que seus líderes conheçam, compreendam e vivam essa filosofia ensinando e servindo de exemplo aos demais, pois só assim tais princípios se transformarão em cultura;
10.   Invista no desenvolvimento de seus colaboradores e forme pequenas equipes em todos os níveis, pois o sucesso é baseado no conjunto e não no indivíduo;
11.   Zele pelo relacionamento com seus fornecedores e parceiros como se fossem seus próprios colaboradores, oferecendo desafios e auxiliando-os no seu desenvolvimento;
12.   Vá e veja você mesmo para compreender por completo como funcionam os processos, pois só assim é possível mensurar o que deve ser melhorado;
13.   Tome decisões sem pressa, por consenso, considerando todas as opções possíveis e, assim feito, implemente-as rapidamente;
14.   Aprenda coisas novas todos os dias e faça auto-reflexões sobre suas dificuldades e falhas, buscando sempre fazer melhor e melhor sempre.


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