Quando utilizamos uma metodologia de trabalho LEAN com base no Kanban dividimos o trabalho em pequenas etapas, como, por exemplo, em um processo de desenvolvimento de softwares temos as etapas de Backlog (aprovação e documentação), Desenvolvimento, Teste Solicitante, Teste Suporte, Publicação, Finalizar (manualizar e comunicar clientes).
Adotar métricas e indicadores é uma medida eficaz para que
as equipes possam entregar software em menor tempo e com melhor desempenho para
seus clientes. Existem diversas métricas que serão explicadas na tabela abaixo.
Estes indicadores são feitos para times que utilizam o Kanban como ferramenta para gerenciar o seu processo de
desenvolvimento.
Além de que, o Kanban
em si só já ajuda a limitar e monitorar o trabalho em progresso e
consequentemente aumentando a qualidade e a velocidade de entrega do software.
METRICA
|
DESCRIÇÃO
|
VALOR
AGREGADO
|
MEDIÇÃO
|
Inicio ao Fim
Lead Time
|
Da data de registro da ideia até o final do processo de
desenvolvimento incluindo tempo que o projeto ficou trancado
|
Prove uma visão inteira do tempo que demora um projeto desde o tempo
de sua concepção até a entrega para o usuário
|
Desempenho Histórico
|
Entrega
Lead Time
|
Tempo que o software ficou desde o registro do backlog até a
conclusão
|
Permite a empresa ter uma data de entrega precisa para cada tipo de
solicitação
|
Promessa de Entrega
|
Processo
Cycle Time
|
Registra o tempo em cada etapa do quadro Kanban
|
Permite identificar gargalos e verificar as causas de demora de
entrega de software
|
Melhoria de Processo
|
Solicitações
|
Verifica o numero de solicitações sendo desenvolvidas durante o mês
|
Prove uma visão da quantidade de pedidos sendo feitos pelos clientes
|
Lançamento de versões
|
Entregas
|
Numero de entregas de desenvolvimentos realizados por mês
|
Fornece dados a respeito da quantidade de entrega de novos softwares
aos clientes
|
Lançamento de versões
|
Capacidade de Trabalho
|
Quantidade de processos sendo realizados por cada equipe
|
Quantificar os limites das raias baseados com o trabalho realizado
pelas equipes
|
Métrica de Performance
|
Acerto de Previsao
|
Percentual de desenvolvimentos que foram realizados dentro do prazo
previsto / orçado
|
Identifica qual parte do processo precisa ser revista e se está
faltando alguma fase do processo
|
Métrica de Performance
|
Tempo de Correção
|
Quantidade de horas gastas resolvendo um erro ou um problema de
negocio que impede um trabalho de ser completado
|
Prove uma visão interna a respeito de quanto um defeito / erro está
interferindo nas atividades
|
Métrica de Performance
Melhoria de Processo
|
Erros Encontrados
|
Quantidade de idas VS voltas de solicitações sobre um determinado
período de tempo
|
Frequência que um software é desenvolvido sem retornar etapas
|
Melhoria de Qualidade
|
fonte:
http://leanagilechange.com/leanagilewiki/index.php?title=Kanban_Metrics_%26_Improvements
Nenhum comentário:
Postar um comentário